6 de junho de 2007

Visão

Um dos meus interesses sempre foi o Oriente Médio, com sua história rica e seus conflitos aparentemente intermináveis. Palestinos, israelense, libaneses, sírios, iranianos, curdos e demais povos sempre me despertaram curiosidade e ocupam uma parte do meu tempo na web.

Uma das fontes de informação que costumo frequentar é a coluna que o jornalista brasileiro residente em Israel Nahum Sirotski mantém no IG Opinião. Não gosto muito da forma às vezes confusa e repetitiva com que ele escreve, mas dá para pinçar alguns fatos da política interna israelense que outras fontes não apresentam. E de vez em quando ele também cita fontes árabes as quais temos pouco acesso.

Tudo isso para chegar aqui: dêem uma lida na coluna do final de semana passado. Quem quiser pode ir direto ao último parágrafo. Resumindo, ele citou um comentarista da Al Jazeera que tratava do grupo Fatah al-Islam, atualmente em conflito aberto com o governo libanês em um campo de refugiados palestinos. O relevante é que o comentarista não encaixa o grupo em nenhuma categoria existente na região, mas considera que ele seja similar aos "atuantes na Colômbia e favelas do Brasil, nos segmentos onde não predominam a lei e a ordem".

Vejam só onde a (má) fama do Brasil em termos de segurança chegou.

Aplausos para todos os (ir)responsáveis ...


Nenhum comentário: