14 de setembro de 2009

As tristezas que a internet me traz

Acabei de ler, na edição on-line de um jornal local, uma notícia que teve para mim quase o efeito de um gancho na ponta do queixo desferido por Muhammad Ali.

Faleceu ontem em Goiânia, Roberto Matoso.

Eu o conhecia a mais de 30 anos. Fomos colegas de escola e aprontamos um pouco de tudo no velho Colégio Cearense, especialmente no que tange à política, estudantil ou não. Até tentar editar um jornal (o lendário O Berro) nós tentamos. E tudo bem no meio da ditadura...

Lembro que, para viabilizar o lançamento da primeira edição do jornal, organizamos uma festa, o Forró do Berro. E para divulgarmos a festa partimos para a colagem de cartazes nas principais avenidas da cidade. O problema é que resolvemos fazer isso na noite de 6 para 7 de setembro, e incluímos no roteiro a avenida onde aconteceria o desfile militar logo pela manhã. Resultado: diversas vezes fomos parados por veículos do Exército, e os militares vinham conferir o conteúdo dos cartazes...

Matoso era inteligentíssimo, e na vida profissional tornou-se consultor. Abriu sua própria empresa, e fez tanto sucesso que chamou a atenção dos políticos e acabou virando Secretário Estadual do Trabalho. Depois, chegou a disputar uma eleição como candidato a vice-prefeito de Fortaleza.

Depois de alguns anos sem nos falarmos, recebi um contato dele via Facebook no final de agosto. Mandei-lhe uma mensagem, para marcarmos um encontro, tomarmos umas geladas e colocar a conversa em dia.

Infelizmente, no último dia 4, enquanto estava em Goiânia à trabalho, Matoso sofreu um enfarto. Ficou internado em estado grave por vários dias até falecer ontem, dia 13.


Descanse em paz, meu amigo.

A nossa conversa foi apenas adiada...




2 comentários:

Anrafel disse...

Luiz, meu caro,

Como mensurar a sua tristeza? Prestes a reatar uma amizade, o amigo se vai.

Agora esse adiamento tem que ser por um longuíssimo tempo.

Nat disse...

Amizades assim e pessoas assim a gente mantêm contato a vida inteira... não importa de que maneira...

Se cuida e bola pra frente. São episódios assim que fazem a gente amar ainda mais a vida.