21 de outubro de 2009

Blogs: uma análise (atualizado)

"Autores de blogs que não são considerados “profissionais”, que blogam por hobby, estão atualizando menos ainda os seus sites. Desses que blogam menos, 30% vem se dedicando mais a redes de microblogs e a interação em plataformas de redes sociais.

Entre os considerados “profissionais”, o cenário é diferente. Eles estão blogando cada vez mais. Em parte por que encontram o seu público e estão interagindo mais com ele, além do fato de que o blog tem se provado como uma eficiente ferramenta de autopromoção."

Parte de um post do excelente Tiago Doria, em que ele continua dissecando um estudo denominado State of the Blogosfhere, feito pelo agregador Technorati. Eu disse continua porque o primeiro post do Tiago sobre o assunto é este aqui.


Olhando para meu próprio umbigo, e dando uma espiada na blogosfera mais próxima, tenho todas razões para concordar com as conclusões do estudo.

Mas talvez o efeito mais importante porém ainda menos analisado das redes de microblogging e das redes sociais nos blogs seja a diminuição dos comentários, tanto em número quanto em tamanho.

No meu caso, o Twitter não é causa de nada. Até tenho um perfil lá, mas pouco escrevo, sou basicamente um leitor.

Os motivos da rarefação dos posts aqui neste boteco é a falta.

Falta de tempo, falta de inspiração, falta de ânimo, ...


Atualização: O Tiago Doria continuou o assunto aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

nada será como antes disse...

Luiz,

Boa discussão.

No meu caso, posso afirmar, o motivo é falta de tempo.

Mas acredito que existam outros fatores, como exaustão do modelo e, talvez, a entrada de uma nova fase de interação.

El Torero disse...

Oque eu acho estranho e por demais interessante nesta questão, e em outras discussões sobre a convivência na rede, é que um veículo que nem foi totalmente explorado ainda, no caso o formato blog, já está sendo deixado para trás.

Anrafel disse...

De acordo, El Torero. Acho mesmo é que ainda existe um tremendo campo para o bloguismo informativo, já que a nossa grande imprensa parece não ter jeito mesmo.