26 de novembro de 2009

Ajudantes de Papai Noel - 2009

Está chegando o final do ano, aquela época de confraternizações e troca de presentes, freqüentemente por obrigação, não é ?

ERRADO !!!

Na realidade, está chegando a hora de mostrar o seu lado genuinamente bom (acreditem, todos temos um...), ajudando a fazer que o Natal de quem é menos favorecido seja um pouco mais alegre. Neste ano, principalmente, com a crise ainda cobrando seu preço e as tragédias naturais tendo feito um estrago pra lá de considerável, o apelo fica redobrado.

Muitas são as formas: fazendo trabalho voluntário em instituições que atendem crianças, idosos ou moradores de rua, doando bens ou dinheiro para essas instituições, etc.

Novamente, a minha sugestão é o programa "Papai Noel dos Correios".

É o seguinte: todos os anos os Correios recebem milhares de cartinhas que crianças enviam para Papai Noel. No início, muitos anos atrás, os funcionários dos Correios abriam as cartas e as respondiam. Aos poucos foram aparecendo casos em que as cartinhas eram tão tocantes que era impossível ficar só na resposta escrita, o que levava alguns desses funcionários a se cotizarem para adquirir presentes para entregar aos remetentes. Para isso, muitas vezes, um dos funcionários se vestia de Papai Noel, e o momento da entrega era de uma emoção sem paralelo. A notícia dessas ações foi se espalhando, o número de cartas foi crescendo, e a partir de 1994 a direção dos Correios resolveu institucionalizar a prática e possibilitou que o público externo pudesse "adotar" cartinhas, entregando os presentes nas agências dos Correios, o qual se encarrega de realizar a entrega.

Nem preciso falar mais. Tire seu traseiro (e o resto do corpo também) da frente do computador e vá procurar as agências onde estão as cartinhas. Escolha uma, ou então pegue sem olhar. Qualquer dúvida, este é o link da página com os telefones de contato em cada estado.

Corra que o prazo é curto.

Se por acaso você tem um blog ou página em um site de relacionamentos (Orkut, My Space, Facebook, etc.) , está intimado a ajudar a divulgar essa ação. Um toque via Twitter (ou correlatos) ou então por e-mail para seus amigos também é uma boa.

Papai Noel está recrutando voluntários. Por que não você?




P.S. Se você é um leitor atento e frequente deste espaço, deve ter notado que eu peguei o post dos anos passados, dei uns ajustes e republiquei. Não era preciso reinventar a roda, né?

7 comentários:

El Torero disse...

Fui em uma festinha para as crianças de um abrigo semana passada. Coisa simples que acontece uma vez por mês. Um bolo, refrigerante, salgadinhos(cheetos mesmo) e mais umas guloseimas...coisas que de hábito eles não comem, já que segue-se uma dieta equilibrada por lá.
Pois bem, lá fazem uma lista com os nomes das crianças e distribui-se entre conhecidos dos voluntários para serem 'padrinhos' no Natal.

Eu irei repassar teu post,sim.
É uma boa oportunidade para, como diz uma amiga, 'sair de si'.

Unknown disse...

Por aqui se faz uma caixa com pequenos presentes como lapis de cor, luvas, gorro, meias e brinquedos e entrega-se nas delegacias de policia ou instituicoes de caridade que levaram de caminhao para os paises do leste europeu.
Tenho um vizinho que a dois anos atras ele foi junto num desses caminhoes.

Como nao tenho como ir ao Correio, tenho quem me envie as sacolas de Natal aonde se enche com roupa, sapato, brinquedo e que sao entregues nas festas que as instituicoes que cuidam de criancas carentes fazem para celebrar o Natal.

Sera que tem como escolher uma carta daqui e enviar daqui o presente?

Nat disse...

Tichia, se quiser eu escolho uma carta pra vc e mando o presente com uma carta sua, em seu nome.

Bjs

Colafina disse...

Luiz,
Boa lembrança, valiosa dica e oportuníssima intimação!

Já está divulgado lá no CF&CG, com os devidos - e merecidos - créditos à sua pessoa.

Um abraço!

Anrafel disse...

É isso aí, Luiz. Em vez de deplorar o inferno televisivo, o consumismo ou a insuportabilidade de Simone cantando musiquinhas de Natal nos super-mercados, por que não fazer algo de útil. Oportunidades são o que não faltam. Números anotados.

gwyn disse...

Nat,

Se voce pudesse escolher uma carta com o presente que querem ganhar e me avisar, eu mando para voce e voce entrega para o/a dono/a da carta eu ficaria imensamente agradecida a voce..

Nat disse...

Tichia, conforme o Luiz disse, eu posso escolher a carta, mas você teria que mandar direto pro remetente, por conta do prazo para devolver o presente a fim de que chegue a tempo. Mas nada impede que você mande direto ;)

Bjs