21 de dezembro de 2007

Tranposição do São Francisco

Outra intervenção desse escriba foi comentando este post do José Paulo Kupfer, que transcreveu este artigo do Cesar Benjamin sobre a greve de fome do bispo D. Luís Cappio contra a transposição do Rio São Francisco:

"Com o perdão da má palavra, esse bispo tem mesmo é uns parafusos a menos. A própria família dele admite que ele sempre foi exageradamente teimoso...

Quanto à obra em si, concordo que devam ser tomados todos os cuidados, mas a idéia em si é correta. Dizer que os ricos serão os beneficiados é sofisma. Beneficiados eles já são agora e sempre. Com a chegada da água, com certeza os mais pobres vão lucrar, mesmo que não seja de forma espetacular. Mas o simples fato de existir água fará uma enorme diferença.

Quanto ao rio, claro que precisa revitalizar e preservar, mas isso não se choca com o projeto de transposição, muito pelo contrário.

Pra terminar, só uma dúvida: por que será que o movimento contra a transposição é tão forte em Minas Gerais? Afinal de contas, todas as obras e a captação da água vão acontecer milhares de quilômetros rio abaixo, depois da barragem de Sobradinho, que regulariza a vazão do rio."


Nenhum comentário: