5 de janeiro de 2008

Lá vem o Obama ...

Depois da surpreendentemente fácil (oito pontos são um bocado de coisa) vitória em Iowa, Barack Obama enfrenta o desafio de chegar novamente na frente em New Hampshire e consolidar a imagem de candidato viável, especialmente frente a máquina do partido Democrata que está apoiando Hillary Clinton.

Pra quem gosta de números, aqui vão as últimas quatro pesquisas divulgadas:


Obama Clinton Edwards Richardson
ARG 38 26 20 3
Rasmussen 37 27 19 8
Suffolk 29 36 13 4
Zogby 28 32 20 7

Vale ressaltar que as duas primeiras foram totalmente realizadas após o resultado de Iowa, e as duas últimas são "trackings" diários, e mostraram avanço de Obama em relação aos dias anteriores. Ou seja, pode estar vindo por aí outra vitória inesperada até algumas semanas atrás.

E quanto a John Edwards? Os analistas sempre argumentaram que se ele não terminasse em primeiro em Iowa, em seguida a sua campanha desabaria, mas ele ainda está na briga e mais do que nunca. Por que? A campanha de Barack Obama, com sua mensagem de mudança e esperança está mobilizando um grande bloco de eleitores Democratas e está trazendo para a disputa um grande número de eleitores novatos, de tal forma que é Hillary Clinton o candidato que Edwards sente que pode ultrapassar como segunda opção. Se Edwards desbancar Clinton em New Hampshire e, em seguida, na Carolina do Sul, esta poderia ser uma corrida entre dois cavalos: Edwards e Obama.

Do lado dos Republicanos, essa primária deve ser vista como tudo-ou-nada para John McCain. Ou ele vence, jogando Mitt Romney no "mato sem cachorro", ou então será ele quem ficará em péssimos lençóis. O problema de McCain nesta primária é que, apesar de liderar as pesquisas, sua base de votos (jovens e eleitores independentes) está sendo corroída pelo imprevisível Ron Paul, o que pode jogar a vitória no colo de Romney.

Nenhum comentário: