11 de janeiro de 2007

Eles não tomam jeito

O nosso "mui amigo" George W. Bush resolveu enviar mais 21.500 soldados ao Iraque. Segundo ele, para repor a ordem no país e passar o controle para os iraquianos.
Seria cômico se não fosse trágico: esse "desgoverno" americano cometeu todos os erros possíveis e imagináveis no que diz respeito a ações militares e políticas, tanto no Iraque (a situação é de guerra civil, sem dúvida) quanto no Afeganistão (o Taleban está se rearticulando rapidamente), e só agora vem admitir que estava errado por não ter usado mais tropas desde o início.
Aqui pra nós, deve ter um agente da Al Qaeda infiltrado no alto escalão da Casa Branca. Tudo que o governo americano tem feito desde o 11 de setembro só favoreceu os propósitos dos extremistas islâmicos.
Senão, vejamos: fizeram um trabalho lastimável no Afeganistão, especialmente deixando operações-chave nas mãos de tropas locais de lealdade duvidosa, o que favoreceu a fuga da elite do Taleban e da Al Qaeda; invadiu o Iraque usando falsos pretextos, mas com o único objetivo de derrubar Saddam Hussein (que foi cria deles, no passado), o que abriu espaço para o caos que se instalou no país e para uma ação quase livre dos extremistas; tomou algumas posições pró-Israel que outros governos americanos relutavam em assumir, o que levou o conflito árabe-israelense a um beco quase sem saída, e por aí vai ...
Agora, vem com essa de enviar ainda mais tropas, mesmo tendo levado uma sova considerável nas últimas eleições, resultante de uma oposição cada vez maior da população americana a guerra. Não que o partido Democrata seja nada demais (tem alguns setores mais conservadores do que alguns republicanos). Mas, o cara teima em só fazer o que lhe dá na telha.
Depois vai faltar saco plástico pros corpos dos soldado do Tio Sam ...

Nenhum comentário: