23 de junho de 2008

Violeta Arraes

Quase sempre estou no carro às 8 da manhã me dirigindo ao trabalho, e costumo aproveitar para ouvir o noticiário. E normalmente acabo me deparando com um comentário do Arnaldo Jabor na CBN. Também de forma corriqueira costuma discordar das posições que ele expressa, mas essa não é uma regra imutável.

Hoje ele tratou de uma personagem cujo passamento não foi devidamente noticiado e cuja história de vida ainda não foi exaltada da maneira mais correta.

Trata-se da socióloga cearense Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, falecida no último dia 17 aos 82 anos, no Rio de Janeiro.

Não pretendo esmiuçar a vida dessa filha de Araripe, cidadezinha no Cariri cearense, e irmã de Miguel Arraes. Outros com mais talento e conhecimento fizeram e farão trabalho melhor.

Porém, se nada mais de importante ela houvesse feito na vida, o seu trabalho de acolhimento e ajuda à legião de brasileiros que teve de deixar o país nos anos mais negros da ditadura e que tiveram Paris como seu primeiro destino já serviria para colocá-la como alguém especial, uma pessoa maior.

Descanse em paz, "Rosa de Paris".

2 comentários:

Pax disse...

Luiz,

Obrigado, não tinha ouvido, nem sabia da Violeta.

De Olho no Fato é cultura.

abraços

anrafel disse...

Belo registro, Luiz. De quebra, entrei no blog do Caetano pela primeira vez.