2 de dezembro de 2008

A febre da mudança se espalha

Responda sem pesquisar: qual o primeiro governo assumidamente socialista do continente americano?

Se você pensou naquele bando de barbudos entrando em Havana em 1959, errou. Até porque Castro só se assumiu socialista tempos depois...

Bem, a resposta correta é que foi o governo da província canadense de Saskatchevan, a partir da eleição em 1944, em que o Co-operative Commonwealth Federation (CCF) alcançou a maioria no parlamento provincial e seu líder, Tommy Douglas, tornou-se Primeiro-ministro.

Dentre as inúmeras medidas adotadas pelo governo do CCF, e que para a época foram consideradas revolucionárias, estavam a criação de diversas companhias estatais, sendo a principal a de energia elétrica, a criação de um seguro agrícola, a permissão para que os funcionários públicos se sindicalizassem e, principalmente, a extensão a todos os cidadãos da província do direito ao atendimento médico gratuito sem limites.

Aos olhos de hoje, medidas interessantes mas nada radicais. Mas para o final dos anos 40 e decorrer dos anos 50, com o mundo vivendo o auge do conflito leste-oeste, e com o macartismo ali do lado, convenhamos que não foi pouca coisa.

Agora os amigos podem perguntar: e porque você desencavou essa história?

Bem, o que me chamou atenção foram os fatos relatados neste artigo, que informa que os três principais partidos de oposição do Canadá (Partido Trabalhista, Novo Partido Democrático e o Bloco Quebecois) resolveram se unir e tirar do poder o Partido Conservador, que apesar de haver saído da última eleição como a maior bancada do parlamento, não conseguiu a maioria das cadeiras (ficou com 143 do total de 308).

O que é inusitado nessa ação, corriqueira em outros países, e certamente impulsionada pela deterioração da situação econômica e acompanhando um desejo de mudança externado pelos eleitores ao sul da fronteira americana, é que nunca houve um governo de coalizão a nível nacional no Canadá. Sempre foi permitido ao partido com maior bancada no Parlamento formar o governo, mesmo com minoria de parlamentares.

Dessa vez a oposição, juntando partidos de centro-esquerda, esquerda e os nacionalista de Quebéc, resolveu partir para o confronto, pediu à Governadora-Geral que permitisse a eles formar o governo. Ela ainda não se pronunciou, e pode negar o pedido, permitindo aos conservadores permanecer no governo.

Como era de se esperar, os conservadores estão furiosos, acusando os rivais de "golpe" (não parece familiar?). Ou seja, os próximos dias serão agitados no enorme irmão do longínquo norte...

Mas, vocês podem tornar a perguntar, afinal de contas onde está a ligação entre a primeira e a segunda parte deste post?

Bem, o CCF, que formou o governo socialista de Saskatchevan, uniu-se em 1961 aos principais grupos sindicais canadenses e deu origem ao New Democratic Party (Novo Partido Democrático), que é membro da coalizão que está tentando desalojar os conservadores. Pela primeira vez, o partido que foi pioneiro em diversos avanços sociais pode chegar ao poder à nível nacional, mesmo que como parte de uma coalizão.

Tommy Douglas, cuja vida foi objeto de uma mini-série intitulada "Gigante da Pradaria"(passou no Brasil pelo Hallmark Channel), esteja onde estiver, deve estar rindo à toa...

Nenhum comentário: