12 de dezembro de 2008

Passando os olhos nas notícias

Uma passagem rápida por algumas notícias que despertaram a minha atenção nos últimos dias:

- A absolvição de um dos policiais envolvidos na morte do menino João Roberto, ocorrida no Rio em Julho deste ano, é daquelas notícias capazes de revirar qualquer estômago. Caramba, quer dizer que voltamos ao velho oeste, na base do atire primeiro e pergunte depois? Uma sentença como esta legitima todo tipo de exagero cometido por forças de segurança, ou seja, todos estamos correndo risco. Já não bastava o medo da ações dos marginais, agora temos que temer a polícia e seu despreparo?
E o que seria cômico (se não fosse trágico...) é que o júri absolveu o PM pela morte de João Roberto, mas condenou por lesão corporal contra a mão do menino e seu irmãozinho de 9 meses. Deu pra entender?

- Ronaldo Gord.., ops, Fenômeno, vai jogar no Corinthians. Como jogada de marketing, brilhante. Uniu um clube enorme, com torcida pra lá de apaixonada (às vezes meio delirante...), e um jogador ultra-conhecido e capaz de alavancar receitas as mais diversas. No campo puramente esportivo, é uma aposta de alto risco. Apesar de clinicamente recuperado, persiste a dúvida se Ronaldo voltará a ter condições de jogar futebol em nível competitivo. É esperar pra ver...
Ah! Não podemos esquecer que essa foi mais uma das diversas mancadas que a diretoria do Flamengo deu nos últimos tempos...

- Essa é uma daquelas notícias que quase passa batido pela mídia brasileira, ou quando muito tem divulgação restrita e atrasada. O comitê organizador das festividades de posse de Barack Obama na presidência dos EUA convidou para assistir às solenidades os remanescentes dos Tuskegee Airmen. Quem são eles? Apenas a primeira unidade 100% negra do Corpo Aéreo do Exército americano e que lutou nos céus da Europa e África do Norte na 2ªGuerrra Mundial. Sua destacada atuação em combate abriu as portas para que o Presidente Truman, em 1948, terminasse com a segregação nas forças armadas, o que se tornou (mesmo que naquela época não ficasse claro) a primeira conquista na luta pelos direitos civis dos negros.
De certa forma, é um ciclo se fechando. Os pouco mais de 300 sobreviventes poderão assistir até onde sua luta chegou: um negro na Casa Branca, sentado no Salão Oval.

- E pra terminar, faleceu aos 85 anos Bettie Paige, uma das mais famosas modelos dos anos 50, na época conhecidas como "pin-ups", e cujas imagens habitaram o imaginário de toda uma geração de marmanjos do mundo inteiro. Conhecida por sua ousadia, ela ficou especialmente famosa por participar de sessões de fotos e de filmagens em que um toque sado-masoquista era a tônica.
Se você não está ligando o nome à pessoa, segue uma amostra:







3 comentários:

anrafel disse...

Uma (mais uma) para desanimar (continuar desanimando); a segunda, no campo do quase patético. A quarta, uma merecida homenagem.

Agora, a terceira, que eu não tinha conhecimento (obrigado), alegra e revigora, ainda que possa ser só simbolismo. Mas que simbolismo bacana, hein?

Luiz disse...

anrafel,

Em matéria de simbolismos os americanos são craques...

Pax disse...

Essa Bettie era gostosa mesmo...