11 de maio de 2007

Postura firme, sempre

O governo Lula não é exatamente um exemplo de solidez de princípios e de decisões rápidas e inabaláveis, infelizmente.

Mas tenho gostado de ver a forma como o governo tem administrado essa visita do Papa, especificamente na maneira de tratar os assuntos sabidamente mais sensíveis. Aborto, pra começar.

Não se trata de discutir aqui os prós e contras da questão. O que me satisfez foi a postura "republicana" com que vem sendo tratada. A entrevista de Lula antes da visita, na qual separou sua posição pessoal (contra o aborto) da visão do governo (aborto como problema de saúde pública), e a declaração feita no encontro privado com o Papa, reafirmando o Estado Brasileiro como laico, e com isso colocando um freio em tentativas de ingerência da Igreja em questões internas do país, o acontece com grande freqüencia. ao mesmo tempo, o Ministro da Saúde, que trouxe o tema de volta à baila, continua no seu papel, de estimular o debate, apesamular o debate, apesar da reação (sob todos os sentidos) dos grupos religiosos.

Espero que essa postura continue, não só sobre esse tema (aborto), mas também sobre quaisquer outros (união civil de pessoas do mesmo sexo, ensino religioso obrigatório nas escolas públicas, programa de planejamento familiar, ações de combate à AIDS, perpetuação de privilégios e isenções da Igreja, etc.) onde haja interesse dos grupos religiosos.
É esperar e conferir.

Nenhum comentário: