13 de março de 2008

E se houver um impasse ?

Eleanor Clift, da Newsweek escreveu uma coluna intitulada What if There is No Back Room?. Nela, Eleanor pede para supormos os superdelegados divididos da mesma forma que os delegados regulares e que nenhum dos candidatos estivesse mais do que alguns votos à frente na convenção em Denver.

Seria plausível, segundo ela, imaginar uma situação em que todos os superdelegados se abstivessem na votação na primeira votação, para ver a direção para onde o vento está soprando. Se a margem de diferença fosse muito estreita, poderia prevalecer a sensação de que escolhendo tanto Clinton quanto Obama, o escolhido iria ser tão rejeitado pela outra metade que McCain iria vencer de roldão.

Assim, na segunda votação, todos esses superdelegados iriam para um candidato de compromisso: Al Gore. Ninguém colocaria em xeque sua capacidade para o cargo. Além disso, ninguém duvidaria da sua aptidão para ganhar no voto popular: ele já fez isso uma vez.

Hillary Clinton provavelmente odiaria, uma vez que é duvidoso que ela possa ter outra chance para disputar a Casa Branca. Por outro lado, um Obama com 12 anos de experiência no Senado seria um forte candidato em 2016 (ou 2012, se McCain vencesse este ano).

Nenhum comentário: