12 de julho de 2008

Por falar em Dantas...

Depois de tudo que aconteceu (e ainda acontecerá), eu acho melhor rir um pouco dessa loucura que está acontecendo nos subterrâneos do país.

Com a palavra, Nelson Moraes, no seu impagável Ao Mirante, Nelson! :

" O preso e dublê de banqueiro Daniel Dantas, após inúmeras idas e vindas na vara criminal, foi, às 16h30min de hoje, acometido de um orgasmo súbito. Depois, ao acender um cigarrinho, virou-se para a Polícia Federal e perguntou se tinha sido bom para ela também. Outros dois indiciados pela operação Satiagraha (que em sânscrito significa “Posição da libélula de quatro fazendo polichinelo ou então é o contrário”), Naji Nahas e Celso Pitta, ao ver aquilo, também solicitaram ávidos ao STF sua participação no entra-e-sai – porém, estranhamente, só saíram e não conseguiram entrar de novo. “Isso nunca nos aconteceu antes”, desabafaram cabisbaixos para a imprensa. Já Dantas, perguntado sobre se preferia penetrar na cela com ou sem algemas, foi categórico: “Com algemas e roupa de couro preto, óbvio”. Agora, enquanto aguarda os resultados das investigações sobre lavagem de dinheiro, Dantas faz piada com os outros dois acusados: “Eu, que sou esperto, só lavo. O negócio é que o Nahas e o Pitta, além de ensaboarem, ainda põem pra secar!” Advertido sobre a afronta que isso constituiria à inteligência de ambos, Dantas foi taxativo: “Eu perco os amigos mas não perco a opportunity!


Ou então, essa charge, do charges.com.br :




Quem quiser coisa (muito) séria sobre o tema, recomendo o Terra Magazine e o Biscoito Fino e a Massa.

4 comentários:

Pax disse...

Posso rir chorando?

Pax disse...

Caro bom colega Luiz,

Estou embasbacado com a capacidade da sociedade brasileira suportar tamanha canalhice generalizada.

Os poderosos, sejam políticos ou empresários venais, já conhecíamos.

O que realmente está doendo aqui no teu amigo é saber quanto a imprensa está envolvida no esquema de nos confundir. Impressionante como os esquemas corruptos se armaram também nessa área. Sim, claro, os grandes conglomerados sempre soubemos que tinham lá suas motivações financeiras, Chatô já nos ensinou faz tempo. Mas ao chegar no âmbito de jornalistas do nosso dia a dia, a coisa ficou mais séria que imaginava.

Onde vamos chegar? Há alguma saída?

Abraços

Luiz disse...

Pax,

Primeiro: nesse país o riso e o choro são primos-irmãos. Por isso mesmo, em qualquer caso, é bom providenciar os lenços e um remédio para a garganta...

Segundo: até algum tempo atrás, eu achava que o que movia certos jornalista era, na falta de expressão melhor, um lacerdismo míope e invejoso. Falo de jornalistas enquanto pessoa física, já que dos grandes grupos, como você bem falou, tinha absoluta convicção das motivações. Infelizmente para o país a realidade vem se revelando um passo além de nojenta. Neguinho pensando apenas com o bolso e o resto que se lasque...

Só fico com uma indagação: será que em outros lugares a coisa é tão diferente assim? Especialmente na sede do império?

anrafel disse...

A CartaCapital botou na capa "É só o começo". Tomara que seja mesmo. Repetindo uma frase que muitos de nós dissemos em outras ocasiões "O Brasil está precisando de uma investigação profunda no poder central e suas ramificações judiciárias, parlamentares, empresariais, policiais, o cacete a quatro".

Mas como essa investigação, se for procedida, vai ser feita e divulgada? Os garrotes dos condicionamentos de sempre não passarão a ser mais apertados? Existe salvação para a grande imprensa no Brasil? Existe salvação para o Congresso? O processo de desmoralização do Judiciário será estancado e revertido?

Para não me alongar mais: vejam como estão citando Andréa, Mainardi, Attuchi (é assim mesmo?). Quando é que serão citados os veículos em que eles trabalham e respectivos donos e patrocinadores? Ou essa turma prima pelo voluntarismo irresponsável?