13 de fevereiro de 2009

Imagem sensacional


(ATENÇÃO: Esse post foi substituído. O original simplesmente "endoidou" quando fui colocar uma atualização. Vou direto pra resposta da pergunta que estava no post original.)


Na versão original deste post eu perguntava, a título de pegadinha, o quê a foto acima tem de inusitado.

A foto foi tirada na região fronteiriça entre Alemanha e Áustria (ou Tcheco-Eslováquia), no fim da 2ª Guerra, e mostra um destacamento blindado russo.

O inusitado está nos tanques.

O da direita é um T-34, o mais famoso dos blindados soviéticos usados na guerra. Já o da esquerda é um M-4 Sherman, de fabricação americana. Para quem não sabe, os ocidentais forneceram grandes quantidades de material bélico para que os soviéticos pudessem enfrentar as tropas nazistas, incluindo milhares de tanques.

Fotos mostrando tanques ocidentais sendo usados pelos russos são relativamente raras. As coloridas são mais raras ainda. A razão é que a máquina de propaganda soviética procurou vender, durante e após a guerra, a imagem de que eles haviam enfrentado e vencido os nazistas lutando praticamente sozinhos e sem ajuda. Logo, esse tipo de foto era evitada e de divulgação restrita.


10 comentários:

Anônimo disse...

well...é uma foto antiga,provavelmente dos anos 50 ou 60.E parece ser do exército russo.

Anônimo disse...

Esta e outras fotos coloridas da WWII podem ser vistas no http://demonicious.com/20090210/wwii-in-pictures/

Vc vai gostar...

Anônimo disse...

Foi lá que eu achei a foto, Bush.

Mas a pergunta é: o que ela tem de inusitado?

Colafina disse...

Estou vendo coisas, ou tem um cara à esquerda fazendo a saudação nazista?

Pax disse...

Bem, vou chutar.

Sim, parece ser uma foto de tanques e tropas russas. Segunda Guerra, com certeza. Aquele quepe do cara que tá na frente do tanque mais inclinado é coisa de russo, além das bandeiras vermelhas. Mas aqueles caras no meio, mais ao fundo, logo a direita do tanque mais em cima, parecem americanos.

E, como disse o Alexandro Colafina, na esquerda parecem uma saudação nazista.

Será que americanos e russos prenderam uma tropa alemã?

Pô, gostei da parada de decifrar fotos. É novidade do blog é?

Se sim, apoiada.

Márcio Bustamante disse...

Encontro pacífico e cavalheiresco entre tropas alemãs e soviéticas pelos idos de 1940-41. Produto do famigerado Pacto molotov-Ribbentrop

Stalin ainda levaria um grande susto.

gwyn disse...

Bem longe, entre os dois tanques tem a torre de uma igreja. Seriam esses os campos e montanhas do filme A Novica Rebelde??

Ok...viajei nessa...rsrsrsrs

Pax disse...

Bem, hoje é segunda. Tô cá esperando.

Marcelo disse...

Eu não faço a menor idéia...

Anônimo disse...

Cheguei depois de acabar a brincadeira de decifrar a foto.

Só queria pontuar uma coisa sobre a informação histórica.

Achei um pouco de exagero essa coisa de ajuda ocidental escondida pelos soviéticos. Eles eram aliados. A ajuda foi bem escancarada na segunda parte da guerra. E a cordialidade só parou em 1947, quando tornou-se Guerra Fria. Imagino que foi a partir daí que começaram a tentar apagar o passado de cooperação (e não foram só os soviéticos que passaram a se envergonhar dos antigos amigos).

Só que essas - digamos assim - mudanças de companhia eram muito freqüentes. Antes da Alemanha sair invadindo a torto e a direito ninguém no Ocidente reclamava de uma certa truculência dos nazis. Afinal todo mundo esperava com fervor que eles dessem um fim nos comunistas. Se levassem de quebra uns judeus, eslavos, homossexuais e doentes mentais ninguém sentiria falta.

Aliás, nazistas havia em todos os países ocidentais (os simpatizantes estão aí até hoje) e as SS, por exemplo, eram uma tropa internacional (o que menos tinha eram alemães).

Quem acabou com Hitler foi mesmo a União Soviética. Os EUA entraram na guerra depois que já estava decidida.

Aliás, emprestar tanques é fichinha se comparado a rechaçar uma invasão pesada em seu próprio território.