30 de março de 2009

Liberada a consulta às Atas do Conselho de Segurança Nacional

A notícia com certeza já saiu vários locais, mas vale repetir.

Está liberada a consulta on-line às Atas do Conselho de Segurança Nacional, desde sua criação, em 1931, até o final de 1988.

Os períodos mais recentes ainda estão cobertos pela legislação que trata do sigilo dos documentos oficiais. Da mesma forma, alguns trechos de documentos estão cobertos por tarjas pretas, por permanecerem secretos.

De qualquer modo, é um material inestimável para os interessados em conhecer parte dos meandros do poder durante mais de 50 anos, e especialmente para saber quais tipos de assuntos eram (e são) tratados nesse orgão superior de assessoria da Presidência da República.

Por exemplo, esta é a Ata da 54ª Reunião do Conselho, realizada em 27/06/1979, em que o então Presidente João Figueiredo apresenta aos membros do colegiado o Projeto de Lei de Anistia.

4 comentários:

Marcelo disse...

Isso é diversão para horas e horas...

anrafel disse...

De 1931 a 1988, 57 anos, cerca da metade sob ditadura.

Deve ser um curso inteiro, com mestrado e doutorado, de paranóia política e militar.

Pax disse...

Muito boa, Luiz. Serviço de utilidade pública.

Alba disse...

Acho que, como observou o Pax, você está prestando um serviço de utilidade pública. Pena que o FHC e, parece, o Lula, obstaram, a liberação de arquivos que seriam essenciais para que entendessemos um pouquinho, bem pouquinho, o que foi o período mais recente da nossa história.

Falando nisso, tenho minha parte nessa história. De novo, bem pequena, como caracteriza o Elio Gaspari.



(comentário enviado via e-mail para o zelador desta bodega)