3 de março de 2009

Colocando na geladeira os amigos do Comandante

Apesar de tocarmos no assunto só de vez em quando, continuamos de olho nas transformações que vem ocorrendo "naquela" ilha do Caribe.

A mais recente é a mexida que o presidente Raúl Castro fez em postos-chave do governo cubano. Diversos dirigentes intimamente identificados com El Comandante perderam espaço, e foram substituídos por figuras mais próximas ao atual presidente.

Esse foi o movimento mais significativo de uma tendência que já vinha se solidificando desde meados do ano passado, em que dirigentes com carreiras mais identificadas com Raúl, e com posições "reformistas", vinham ganhando espaço frente aos defensores das posturas mais "ortodoxas" e ligados à velha-guarda do regime.

Mudanças políticas ou econômicas no horizonte mais próximo? Difícil dizer, mas o terreno está sendo preparado para o congresso do PC Cubano, que ocorrerá no segundo semestre deste ano. Ali é onde podem (e devem) ser anunciadas medidas de maior impacto. Aliás, como já havíamos previsto aqui.

Bem que o governo Obama podia dar uma mãozinha, desanuviando um pouco as relações com a ilha...

6 comentários:

Pax disse...

Minha expectativa é boa sim.

De um lado um processo de abertura do lado da ditadura - sim, é uma ditadura. E de outro um processo de abertura de uma estupidez democrática anacrônica, dos EUA.

Tomara que Obama e Raul apertem as mãos o mais cedo possível.

É minha torcida.

Luiz disse...

Sim, Pax.

Apesar de todos os matizamentos e atenuantes históricos, é uma ditadura, sem dúvida.

Acompanho regularmente o processo até pela esperança de poder ver Cuba se transformar em uma total democracia sem precisar se render aos tubarões.

Pois, sim, eles existem, e como... A atual crise está tendo seu lado didático quanto a isso.

Ricardo Chapola (CHAPS) disse...

Luiz,

há tempo tenho sou afeiçoado a esta opinião de que Obama poderia contribuir. Como você bem disse na feliz colocação, quem sabe assim essa menina aclarasse os horizontee; indubitavelmente as coisas tornar-se-iam mais fáceis.

Grande abraço

El Torero disse...

Me parece certos trechos do livro '1984'.Antigos camaradas do partido sendo retirados de cena, sem dó ou consideração. Não bastando, são achicalhados, humilhados e terão seus nomes apagados da história. Textos antigos serão reescritos, fotos manipuladas e os outrora 'cabeças' do regime passarão à 'impessoas'.

anrafel disse...

Torçamos para que as reformas de Raul Castro sejam em direção a alguma abertura, e bem que Obama poderia dar, sim, uma ajudazinha, mesmo que isso siginfique dar uma banana para a hidrofobia anti-castrista.

Se o processo pode ser parecido com alguma coisa de "1984" ou de "O Zero e o Infinito", isso talvez seja às estruturas internas do esquema de partido único, onipresente no dia-a-dia da sociedade.

Mas existe um risco para ele e esse vem de um episódio real e recente: Gorbachev, que não manteve sob controle suas reformas de um regime ditatorial e de uma economia emperrada, e se transformou no reformador que seus inimigos queriam.

Estamos atentos e esperançosos.

anrafel disse...

"... talvez seja devido às estruturas ...".

Corrijo o trecho do comentário, mas a pretensão de abordar um negócio disgramado de complexo desses em um parágrafo, isso não.