9 de maio de 2008

Bando de invasores paralisa Universidade

Eu já toquei no assunto no post anterior, mas como a situação agravou-se é necessário tocar novamente no tema.

O bando de invasores que está ocupando parte do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu algo muito sério: obrigou a direção da Universidade a paralisar todas as atividades do campus.

Isso está ocorrendo como resultado da total inércia das autoridades constituídas do Estado, mesmo já tendo sido emitida uma ordem judicial para a desocupação da área ocupada.

Tive o desprazer de assistir a uma entrevista dada por um oficial da Polícia Militar, da unidade que é preparada para lidar com distúrbios civis, em que o mesmo se desdobrou em desculpas para a ordem judicial ainda não ter sido cumprida, argumentando que precisavam de planejamento, preparação, etc.

Reparem: a ordem judicial foi emitida dia 25/04. Ou seja, hoje completam-se 15 dias. Que raios de força policial é essa que precisa de tanto tempo de preparação para cumprir uma ordem judicial? Quantas vezes não vimos a diligência dessa mesma força para proteger os interesses de grupos privados? Por acaso a mais importante instituição de ensino do Estado não merece a mesma consideração, ou uma ainda maior?

Parece que o que eu disse no outro post não é apenas boato: ordens superiores foram dadas para que a PM se mantivesse afastada de conflitos sociais, especialmente em um ano eleitoral. É a capitulação do poder público frente a grupelhos organizados e que pretensamente defendem direitos de parcelas da população. Pretensamente porque está provado que a invasão foi arquitetada por uma verdadeira máfia que vive de aproveitar-se da miséria alheia, tanto financeiramente como politicamente.

Tendo em vista que muitos governantes só sabem atuar sobre pressão, peço que se possível esse assunto seja disseminado na Web sob qualquer forma e que as autoridades do Estado do Ceará saibam que sua inércia não vai ficar esquecida.

A comunidade acadêmica cearense em especial e a população do estado como um todo agradecem.


ATUALIZAÇÃO (10/05 , 15:30h) : Finalmente, na manhã de hoje as forças policiais executaram a ordem de desocupaçao do campus da UFC, felizmente sem incidentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luiz,

É o tipico caso de leis apenas para alguns, é impossivel não se irritar com coisas desse tipo.

Se precisa dessa preparação todo para desocupar uma universidade, imagina o tempo que precisa para prender um assaltante ou um assassino.

Um Grande Abraço

Proftel disse...

Luiz, respondi sobre teclado usb lá no PD.

:-)