12 de maio de 2009

Onde foi mesmo que eu vi esse rosto?

Ah! A minha memória...

Como a esmagadora maioria das pessoas, eu tenho as diversas modalidades da minha memória em graus os mais díspares possíveis.

Sou péssimo para guardar nomes, datas e telefones. Uma verdadeira tragédia... Mas sou muito bom para guardar imagens de todos os tipos, incluindo rostos.

Juntando uma coisa com a outra, vocês podem imaginar a quantidade de pessoas que eu reconheço, mesmo após muitos anos, mas de cujo nome não tenho a menor lembrança.

E acontece, com certa frequencia, o que vou relatar agora: vejo o rosto de alguém na TV e fico pensando onde é que eu já vi esse rosto antes, ou pelo menos um muito parecido.

Domingo passado, à noite, sem muito o que fazer e zapeando pelos diversos canais, parei para assistir uma partida de beisebol. (Sim, eu entendo um pouco do jogo e até gosto...)

A partida em questão era entre o Boston Red Sox e o Tampa Bay Rays, e na transmissão da TV americana eles incluem um bate-papo com com os técnicos durante os intervalos do jogo. Primeiro foi o do Tampa Bay, e depois foram para o do Boston.

Mesmo antes da entrevista, só em mostrarem a figura do técnico, algo disparou no meu cérebro. Onde é que eu já vi essa figura?

Não demorarou nem um minuto para eu lembrar...

Aí abaixo vão as fotos. E olha que eu não achei uma boa foto do técnico usando óculos (e ele usa um de modelo muito semelhante)...





Terry Francona, técnico do Boston Red Sox, e Heinrich Himmler, o abjeto chefe da SS nazista.

7 comentários:

Marcelo disse...

Memória prodigiosa, Luiz! A minha só é boa pra guardar informações inúteis que me ajudam a ganhar no Perfil.

Agora, será que a semelhança do Francona com o Himmler é só física? Ou os rebatedores do Red Sox apanham com os tacos quando perdem uma partida?

Marcelo disse...

Ah, quando passar pelo Darwiniano, deixe o cursor por um momento em cima do link pro De olho e veja se gosta da descrição.

Luiz disse...

Tomara que não, Darw...

Até onde li, o cara é muito bem visto no meio do esporte.

Luiz disse...

Quanto áo texto no Darwiniano, a bondade do amigo não tem limites...

Nhé! disse...

Não achei o técnico parecido com o nazista.
:)

Luiz disse...

Nhé!,

Como eu disse, não achei uma boa foto dele.
Na TV, ele usando óculos, a semelhança é brutal...

Pax disse...

Esse da direita é uma triste mas necessária lembrança pra que nunca aconteça.

Mas não tenho essa capacidade de associação tão criativa, bom Luiz.

Uma coisa interessante: Imagina o tamanho do HD do nosso cérebro. Tudo que a gente vê num dia, com a precisão de uma tela de alta resolução. Além das conversas, leituras, relações, trabalho etc etc etc. Quanto ocupa de memória? Agora multiplica por todos os dias que vc viveu. Em algum lugar isso ficou.

Tanto que você buscou a imagem do Himmler e associou com o Francona.

Há gente que diz que o sono é o "Garbage Collector", que passa e vai limpando a cabeça pra caber tudo, sei lá, condensado as imagens necessárias e jogando fora o resto.

Intrigande.