13 de junho de 2007

Olha o golpe aí ...

E a ameaça de golpe parlamentar está começando a se materializar.

Os nossos dignos reprentantes na Câmara dos Deputados tentarão votar hoje a monstruosa reforma política, sobre a qual escrevi no post anterior. Aliás, chamar aquilo de "reforma política" só com exagerada dose de miopia. Trata-se, na realidade, de tentativa de eternização de grande parte daquilo que se convencionou chamar "elite dominante" (a expressão saiu um pouco de moda, mas é a que melhor se encaixa).

Tentam empurrar goela abaixo da nação um sistema em que, ao mesmo tempo que a população passaria a financiar os partidos políticos, perderia o direito de escolher nominalmente seus parlamentares, ficando atrelada a uma lista elaborada pelas cúpulas partidárias.

E para piorar, o projeto protege os atuais detentores de mandato, fazendo com que eles tenham preferência na composição da malfadada lista. Até aqueles que trocaram de partido ficaram protegidos, vejam só.

Dá pra chamar de outra coisa além de golpe ?


P.S. Já estava quase terminando de escrever quando resolvi dar uma espiada no que pensavam os principais colunistas políticos e blogueiros que tratam do assunto. NENHUM daqueles que realmente tenham alguma importância apoia essa "reforma". O Alon, o Elio Gaspari e o Idelber Avelar , por exemplo, não deixam dúvidas sobre o real sentido dessa safadeza. O Fernando Rodrigues e até o Josias (vejam só ...) também batem duro na maracutaia.

Nenhum comentário: