1 de junho de 2007

Parece que foi ontem

Hoje completam-se 40 anos do lançamento do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" pelos Beatles.
Tanto já se falou sobre a importância do álbum na história da cultura pop, que pouco ficou a ser dito.
O que me ocorreu foi a questão do tempo em si.
Ao contrário da maior parte do que hoje é produzido, que mal sobrevive 40 dias (algumas coisas mereceriam sobreviver 40 segundos...), estamos falando de algo lançado 40 ANOS atrás.
Poucos de nós ainda estarão nessa vida daqui a mais 40 anos para conferir. Mas pouco do que produzimos, qualquer que seja a área, será digno de nota em 2047. Olho para os lados mundo afora e encontro pouquíssimos personagens que me façam desconfiar que terão suas obras lembradas. Quase tudo é descartável ao extremo, visando apenas os "15 minutos" de que falou Andy Wahrol. Mas isso é outra conversa ...
Sou assumidamente fã dos Beatles, e olha que não tinha idade para acompanhar seu trabalho na época. Sou daqueles que descobriram a obra a posteriori, mas até por isso deixou-se encantar sem perder um olhar crítico que o distanciamento temporal, mesmo pequeno, proporcionou. Também foi super legal apresentar os Beatles ao meu filho, que hoje tem 16 anos. E rever tudo junto com ele acrescentou-me a visão da geração internet, tão vivaz quanto ácida (calma ...).
E parece que foi ontem que tudo aconteceu ...


P.S. O disco "Love", com a trilha do show do Cirque de Soleil é um achado! O trabalho de remixar e rearranjar as músicas dos Beatles ficou excelente. Até porque criou sem desfigurar.

Nenhum comentário: